• Vista aérea do Estádio de Zinco (Governador Bley) 1931

  • Aula de aplicação no Estádio de Zinco (Governador Bley) 1931

  • Aula de aplicação no Estádio de Zinco (Governador Bley) 1931

  • Aula de aplicação no Estádio de Zinco (Governador Bley) 1931

  • Alunas do Curso de Emergência em Educação Física do Espírito Santo - 1931

  • Alunos do Curso de Emergência em Educação Física do Espírito Santo - 1931

  • Professores do Curso de Emergência em Educação Física do Espírito Santo - 1931

Entrar

Usuário:

Senha:

Lembrar-se



Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Vistantes

Bem vindo
Visitante
avatar
Já existem:



Visitantes deste site
Como produzir argumentos convincentes
  Posted on Thu 23 Apr 2009 by admin (6990 reads)


Como produzir argumentos convincentes




Sebastião Votre, novembro de 2007.


Este documento visa apresentar e ilustrar a elaboração de argumentos convincentes, tendo como referência os capítulos 7-10 de BOOTH, W. et al. A arte da pesquisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

1. Elementos do argumento: afirmação, que se apóia numa evidência, que por sua vez se apóia num fundamento ou princípio mais geral, nem sempre explícito.

2. Se achar que sua afirmação é forte demais, elabore uma ressalva, que diminua sua abrangência.

Ex. 1: "Sua leitura de glicose é de 200, portanto você deveria fazer um exame médico, porque tanta glicose no sangue é um forte sinal de que você pode ter diabetes, a menos que você tenha acabado de comer um doce".

3. Procure fazer afirmações importantes (substantivas), intrigantes (contestáveis), específicas (explícitas), plausíveis e confiáveis.

Ex. 2: "Atividades físicas regulares são benéficas para os hipertensos, porque...". Ex. 3: "A Segunda Guerra Mundial mudou o curso da história, ao permitir que a União Soviética dominasse a Europa Oriental por quase meio século".

4. Para as evidências serem confiáveis, precisam ser exatas, precisas, suficientes, representativas, autorizadas e claras.

Ex. 4: "Preciso de tênis novos. Os meus parecem apertados" (p. 130). Ex. 5: O Serviço Florestal gastou uma grande quantia para prevenir incêndios nas florestas, mas ainda há uma alta probabilidade de grandes e dispendiosos incêndios". Ex. 6: "Shakespeare deve ter odiado as mulheres, porque em Macbeth elas são todas diabólicas ou fracas". Ex. 7: "Nenhuma evidência demonstra que haja vida em outro lugar no universo, portanto não deve haver nenhuma".

5. Preste atenção particular para evitar o risco das contradições.

Ex. 8: "Embora os cigarros pareçam ser viciantes, não são". Ex. 9: "Em anos recentes, vem-se sustentando que o atletismo é só entretenimento e que, portanto não devia ter lugar no ensino superior, mas, na verdade, pode ser demonstrado que sem o atletismo a educação seria prejudicada". Ex. 10: "Recentemente, a mídia tem dado destaque ao crescimento da criminalidade, mas na verdade o índice geral de criminalidade tem caído durante os últimos anos". Ex. 11: “Uma nova maneira de conter a criminalidade juvenil é o "campo de treinamento militar". Mas as evidências sugerem que o resultado não é muito significativo". Ex. 12: "Geralmente, consideram-se os anúncios como uma expressão puramente econômica, mas na verdade eles têm servido como um laboratório para novos tipos e estilos de arte".

6. Os fundamentos são a base de nossa convicção e de nossa argumentação.

Ex. 13: "O serviço florestal desperdiçou dinheiro na prevenção de incêndios. Desde 1950, o Serviço Florestal gastou milhões na prevenção de incêndios, mas o número de incêndios permaneceu o mesmo". (Fundamento: Sempre que alguém gasta dinheiro para prevenir algo, mas a incidência permanece a mesma, essa pessoa desperdiçou dinheiro". Ex. 14: Declaração da Independência americana: "Sempre que alguma Forma de Governo torna-se prejudicial (...), é o direito do povo alterar ou abolir essa forma de governo (...). Quando uma longa série de abusos e usurpações procura invariavelmente a privação daqueles direitos, é direito do povo, seu dever, derrubar tal Governo e fornecer novos Guardiões para a segurança futura".




Index :: Print